04 abril 2011

Salgueiro Maia morreu há 19 anos

Fernando José Salgueiro Maia


"Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que isto chegou. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!"



Salgueiro Maia no Largo do Carmo - 25 de Abril de 1974


Fernando José Salgueiro Maia, cujo apelido ficou para a história com um símbolo de Liberdade, morreu há 19 anos. Militar irrepreensível e homem de convicções, ele foi um dos principais protagonistas do 25 de Abril de 1974. As suas palavras, proferidas em Santarém na madrugada do dia da revolução, são hoje encaradas como o fim de um regime autoritário como foi o Estado Novo.

Para aqueles que dizem que devíamos suspender a Democracia por alguns meses de forma a "arrumar a casa", pensem no esforço que Salgueiro Maia e tantos outros fizeram para que hoje tenhamos uma Sociedade livre e Democrática. E, já agora, sintam-se gratos por isso!

Eu sinto-me!





7 comentários:

  1. Eu também!
    Sem a revolução não estaríamos na Comunidade Europeia, nem com o euro, não teríamos tido a Expo 98 e a abertura que isso trouxe à cultura mundial, não teríamos a escolaridade obrigatória e viveríamos ainda no isolamento e no atraso obscurantista típico das ditaduras.
    A democracia portuguesa é ainda jovem e imperfeita, mas a liberdade é um bem inestimável!
    Peço desculpa pelos comentários tão extensos...

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida! Não compreendo aqueles que acham que é legítimo abdicar da liberdade para atingir um bem, segundo os mesmos, maior... Apesar de ser imperfeita, a nossa Democracia é bem visível!
    Lelé, os seus comentários são sempre oportunos, independentemente do tamanho e, como tal, muito bem vindos! :-)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, por recordar um dos capitães de Abril, que depois da Revolução teve que enfrentar tantas dificuldades e obstáculos. Salgueiro Maia foi um puro capitão, que não acabou a luta pela liberdade, depois da vitória dos capitães de Abril.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida! É nosso dever enaltecer os feitos (já pareço o Camões) destes heróis nacionais! Infelizmente Salgueiro Maia foi dos únicos que percebeu que a luta pela liberdade não acabou no 25 de Abril de 1974. Hoje, temos de continuar essa luta!

    ResponderEliminar
  5. Temos sim! Todos os dias. E nas mais pequenas coisas.

    ResponderEliminar