05 abril 2011

Inventor da Modernidade

Edouard Manet - Le dejeuner sur l'herbe - 1863

Édouard Manet (1832-1883) é objecto de uma retrospectiva no Museu do Quai d’Orsay, em Paris, a partir de terça-feira e até 03 de julho, com mais de duzentas obras que pretendem resgatar “a situação histórica” do pintor francês.


Sob o título de “Manet, Inventor da Modernidade”, a exposição “pretende ser mais do que uma retrospectiva monográfica”, segundo o Museu do Quai d’Orsay, reunindo por isso trabalhos célebres do pintor mas também telas menos conhecidas, desenhos, gravuras e obras de contemporâneos.


A escolha põe em evidência um percurso que oscilou entre a herança do romantismo, o impacto dos contemporâneos (e o seu distanciamento calculado dos impressionistas) e o fluxo mediático da época, muitas vezes polémico e, numa fase tardia, implacável para com Manet.


A modernidade de Manet afirmou-se em desafio aos mestres antigos, de Fra Angelico a Diego Velázquez, e por isso os organizadores da exposição no Quai d’Orsay incluíram ambos no percurso pictórico apresentado nesta grande exposição.


Uma outra vertente da retrospetiva abre-se para as relações entre público e privado marcantes na carreira de Manet, desde a aprendizagem com Thomas Couture até ao impulso dado por Charles de Baudelaire, amigo muito próximo de Manet e de que dele dizia “ter muito talento, um talento que vai aguentar a prova do tempo”.


A exposição recorda também que, para lá de Tintoretto ou Van Dyck, de Angelico ou Velázquez, foram artistas de menor reputação que acompanharam e influenciaram Manet, como Legros, Carolus-Duran, Gervex ou Fantin-Latour.


A exposição no Museu do Quai d’Orsay reconstitui ainda a “Galeria da Vida Moderna”, organizada em março-abril de 1880 à margem do “Salon” e que questiona o significado do que Manet designava por “criar em República”. A retrospetiva de Manet pode ser visitada de terça a domingo até 03 de julho.


Leia a notícia aqui.

2 comentários:

  1. Que pena Paris não ser já aqui ao lado...

    ResponderEliminar
  2. Pois... É mesmo uma pena. Mas até 3 de Julho pode ser que tenhamos oportunidade de ir até lá!

    ResponderEliminar